Estratégia do Oceano Azul


Estratégia do Oceano Azul

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 241 p. ISBN 9788535215243.

 Sinopse

Este livro procura apresentar uma maneira diferente de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ‘ganhadores’ e ‘perdedores’ em 30 indústrias diferentes e viram que explicações consideradas tradicionais não explicavam o método dos ‘ganhadores’. O que eles chegaram à conclusão é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro pretende ensinar como colocar em prática essa estratégia.

 Sobre os Autores

Kim, W. Chan
W. Chan Kim é o professor de estratégia e gestão internacional da cadeira “Boston Consulting Group Bruce D. Henderson” do INSEAD.

Mauborgne, Renée
Renée Mauborgne é professora de estratégia e gestão do INSEAD e “The INSEAD Distinguished Fellow”.

 Comentários

Tornar a concorrência irrelevante, o sonho de todos empresários e gestores. A dupla de autores defende o poder da diferenciação através da criação de novos mercados, produtos e nichos. Para defender seu ponto de vista, os autores se utilizam de cases como o do Cirque du Soleil que revolucionou o conceito de circos saindo da mesmice e da concorrência acirrada (oceano vermelho) para um tipo de negócio completamente novo, sem concorrentes e de alto valor agregado (oceano azul) .